Sardão FM
O Lagarto gosta de estar informado e que se fale da sua terra. Como a imprensa regional anda um pouco arredada da melhor qualidade na informação e dispensa a sua atenção para os concelhos mais populosos da região, sugere-se aqui o ressurgir de uma rádio sardoalense para que a informação regional volte a ter importância para o Lagarto. Aqui fica uma ligeira resenha, à guisa de sugestão, para a programação da desejada rádio “Lagarta”.
Programação da Sardão FM
07-10 horas;
O Despertar do Lagarto – Espaço noticioso difusor das primeiras notícias recolhidas no mercado diário e nas padarias da Vila. Informações sobre o estado do trânsito nos principais acessos ao Sardoal.
10-12.30 horas;
Fórum Sardão - a discussão da actualidade local. Tema de hoje: “Estará a Procissão dos Fogaréus a salvo de atentados perpetrados por grupos extremistas?”
12.30-14;
Notícias ao almoço – Espaço alargado de informação onde são cruzadas múltiplas notícias com o intuito de “separar o trigo do joio”, ou seja determinar o que é verdade e o que não passa de atoarda e vilipêndio.
14-17.30;
Discos a Pedido – Para tardes pouco ocupadas, em que o tempo parece nunca mais passar, nada como se fazer acompanhar pelas melhores composições da canção ligeira lusa. Não se esqueça da frase, “Nos bairros do Sardoal curte-se o Pimba Nacional!”
17.30 - 19;
Alcoviteiras & Coscuvilheiras – Depois de um dia no emprego o debate sobre trivialidades e futilidades. Emissões em directo desde fontanários e pastelarias.
19 – 20;
Hora Da Bola- as tácticas, os treinos e o actual estado do G.D.R. Lagartos em debate.
20-21;
O Que É O Jantar? – A pergunta típica que o marido Lagarto faz ao chegar a casa, serve de pretexto para uma hora de conversa sobre a gastronomia local. Hoje, “Deve a Cozinha Fervida ser servida com bacalhau assado ou com entremeada na brasa?”.
21-23;
Pipa do Lagarto – Magazine sobre bebidas de cariz etílico generoso. Intervenções diárias em directo de alguns botequins lagartos para aquilatar o estado da “mini” e do traçadinho.
23-02;
Berg, Borg, Bock – Magazine sobre generalidades que aborda múltiplas vertentes da diversão nocturna lagarta. O “snooker”, os “flippers”, ou a simples tertúlia, como pretexto para emborcar cervejolas. (Espaço patrocinado por algumas cervejeiras nacionais.)
02-07;
Crimes e Escapadelas – Rádio novela romântico/policial, puramente ficcional, sobre aventuras românticas adúlteras e sobre as desventuras da pequena criminalidade da Vila Jardim.
"As notícias locais eram o terreno neutro onde caminhavam a par, e sem conflito, as curiosidades do auditório."
Júlio Dinis, "Uma Família Inglesa"