Sugestão Nocturna
Muitas noites, após o fecho dos estabelecimentos de animação nocturna, é habitual espalherem-se grupos de boémios, pelos mais variados recantos da Vila. A hora do encerramento é prematura para os Lagartos. O Lagarto não gosta somente de estar esparramado ao Sol, também gosta de devaneios nocturnos. Como a licença outurgada pela Câmara Municipal não vai além das duas da manhã, o Lagarto tem de procurar outros recantos onde possa prolongar a tertúlia.
O Adro da Igreja Matriz, o Chafariz das Três Bicas, o Jardim da Tapada da Torre, a Praça Nova (ou das Tílias, para os mais tradicionalistas), são algumas dessas metas de fim de noite. Mas esses locais muitas vezes, por serem tão populares, estão bastante preenchidos com outros grupos expurgados dos bares, o que de alguma forma pode condicionar os planos para esse final de noite (partilhar cinco Super Bock e um queijo de azeite com trinta estróinas pode revelar-se uma tarefa digna de figurar na Bíblia, ao lado de uma célebre multiplicação divina!). Portanto, se deseja um lugar mais recatado e mais reservado para pôr termo às suas noites de rambóia ou somente para fazer uma
pit-stop antes de se recolher noutros locais mais privados,
Sardoal Virtual sugere-lhe um local muitas vezes esquecido, a Fonte Velha.
Muitos nem saberão onde é tal fonte, talvez a foto ajude a recordar a localização, mas de certeza que muitos já por lá passaram, quem sabe se em direcção ao Sobreiro de Dona Maria, ou os mais radicais, em direcção ao Telheiro.
A Fonte Velha é um local isolado, com algum estacionamento (não mais do que dois automóveis), com iluminação que permite ver o suficiente e que não compromete o bom nome de ninguém.
Como está um pouco distante de qualquer edífico habitado, não existem condicionalismos ao volume sonoro das conversas. Os assentos no local podem ser facilmente convertidos em palco, isto se os pândegos estiverem a preceito, tanto para cantar como para outras actividades de entretenimento. Os caprichos do álcool podem converter alguma alma mais reservada em potencial
striper.
É um local resguardado dos ventos, o que é uma vantagem, naquelas noites em que as Nortadas não estão de feição para convívios ao ar livre.
E se ouvir ruídos nas águas não se assuste, são só as rãs mergulhando nas águas serenas da fonte, saudando a companhia de tão respeitosos convivas.
Fonte Velha, local de passagem, raramente de paragem.
"Fomos postar-nos com estudada antecipação na passagem dos ramboieiros... Eles lá vinham sinuosos, em alpargatas, mãos à frente tacteantes, verdadeiros Filhos da Noite."
Aquilino Ribeiro, "Uma Luz ao Longe"