12.7.04

Jogos Olímpicos Sardoalenses



Agora que findou o Europeu de Futebol (com os resultados finais semi-desgostosos que se conhecem) é necessário entusiasmar novamente o Lagarto com alguns eventos desportivos. De que outra forma se justificará o elevado consumo de “minis” aqui na terra, se não há vitórias para comemorar ou derrotas para esquecer?!...
A criação dos Jogos Olímpicos Sardoalenses poderá colmatar essa falta de justificação.
De seguida, apresenta-se um conjunto de modalidades, nas quais os Lagartos são atletas de excepção, e que poderão enriquecer o Verão sempre tão calmo por estas bandas...

4x24 Minis Estafetas – Modalidade que consiste em fazer “rodar” uma grade de “minis” por quatro elementos no menor tempo possível. O recorde (sobre-humano) continua registado na Sede do G.D.R. Lagartos aquando de uma célebre e deliciosa vitória sobre o Abrantes Futebol Clube numa eliminatória da Taça do Ribatejo, temporada 2002/2003.

Lançamento de Boato – Pelo Sardoal existem atletas dignos de figurar junto da elite mundial dos praticantes desta modalidade. Registos (não oficiais e algo virtuais) apontam para um recorde de um boato lançado (de boca em boca) da Ponte do Ramal até junto às obras da Piscina Coberta em cerca de 6 minutos e 42 segundos.

“Stickada” no Campo – Desporto sazonal (em voga na Primavera e Verão) no qual dois praticantes formam um par que desenvolve, em conjunto, actividades rítmicas multi-posicionais. Modalidade que exige elevada concentração e espírito de comunhão com a natureza (tanto que os seus praticantes não raras vezes se escondem por detrás de moitas para evitar a desestabilização natural provocada por potenciais espectadores.)

Vinhatlo – Modalidade praticada por veteranos. As suas provas consistem numa multiplicidade de provas, entre tascas e cafés, que vão desde o “Panechet” à “Bolha”, passando também pelo “Traçadinho” e o “Copo de Três”. O Vinha-Atleta é um desportista completo dotado de grande resistência hepática.

“Zundaps” Sincronizadas - Desporto conjunto masculino, em declínio de popularidade, que consiste em manobras motorizadas com intuito de realçar a virilidade e masculinidade dos condutores.

Levantamento do Calote - Estes atletas, discretos, treinam diariamente por lojas e cafés desta Vila, tentando “erguer” o maior calote possível aos comerciantes. Esta modalidade pode tornar-se rapidamente impopular se, como se tem feito noutros locais, começar a ser tornada pública uma tabela com as “classificações” dos principais atletas deste desporto....

200 Metros do Bodo – Corrida feita no dia da Festa do Bodo. Nesta corrida - iniciada ainda a missa vai a meio – os atletas (maioritariamente de idade avançada) procuram posicionar-se em lugares sentados e à sombra para usufruir dos seus três pratos de feijoada tranquilamente.
Uma oportunidade de ouro para ver como o reumático e a espondilose são facilmente esquecidos quando a poucos metros a feijoada é à borla...


“Como atleta aparece de golpe nos Jogos Olímpicos.”

Camilo Castelo Branco, “Os Mártires”


Jóli "vence" competição na "Foto Digital" Jóli - para quem ainda desconhece, digno e prezado "relações públ...