23.3.04

Comunicado do M.V.P.T.S.

O Movimento Vinolento de Preservação das Tabernas do Sardoal vem por este meio alertar toda a população da Vila Jardim para a quase extinção das características tabernas sardoalenses. Apelamos, lancinantemente, que sejam empreendidas todas as iniciativas necessárias à preservação do “copo de três”, do bagaço, da gasosa, jogos de Sueca, “Bisca Lambida” e do quase extinto chinquilho. Esses doutos locais foram, durante muitos e muitos anos, espaços de formação masculina e, com a cessação absoluta desses, teme-se que as gerações mais jovens de Lagartos comecem a perder a sua varonilidade.

Por um Sardoal másculo.

O Comité Central do M.V.P.T.S.


"(...) e um velho meio paralítico meio demente que ali estava para um canto com todo o jeito e traça de quem vem folgar agora na taberna porque já bebeu o que havia de beber nela."

Almeida Garret, "Viagens na Minha Terra"


21.3.04

Triagem de Lixo Doméstico Criativa

Respeitando a máxima "Nada se ganha, nada se perde, tudo se transforma" de Lavosier, alguém decidiu depositar no EcoPonto, junto ao supermercado Praça Nova, na Tapada da Torre, um saco de fraldas de bebé, que parecem ter cumprido exemplarmente a sua função. Depois do depósito de roupa velha há algumas semanas atrás, agora é a vez de fraldas usadas. No fundo, tudo isto não passa de reivindicações de algum grupo ecologista local, radical, que parece entender que os Ecopontos deviam receptar outros tipos de lixos domésticos além dos tradicionais, e desta forma procura sensibilizar as autoridades competentes para os seus ideiais. Até onde irá a criatividade desta rapaziada?

Nota: Este texto merecia ser acompanhado por uma foto do facto relatado, mas Sardoal Virtual sabe que há por aí Lagartos com estômagos sensíveis e como estamos próximos da hora do repasto dominical poderia haver por aí alguns almoços estragados. De qualquer forma, qualquer que fosse o ângulo, seria uma "foto de m****"!...


"Mas o barril do lixo estava vazio. Joana tinha-o ido despejar abaixo naquele instantinho."

Eça de Queirós, "O Primo Basílio"


Porque Hoje É Domingo

"Roubo nos Andreus

O Povo deste aldeia pede às autoridades de Sardoal, o mais rigoroso cumprimento dos seus deveres.
Há pouco deram-se os seguintes roubos:

2 libras em papel a um pobre homem, que as guardava para comprar um porco no próximo mercado no Sardoal.

2 lençois do criado do Sr. Prof. José Rodrigues Baptista, professor.

2 galinhas a este senhor, sendo consecutivos muitos outros de hortaliça e objectos de lavoura etc. etc.

Em vista disto seria conveniente que se combinassem rusgas, e, mesmo diversas buscas por que talvez resultasse."



Voz do Artista
1 de Janeiro de 1897

Jóli "vence" competição na "Foto Digital" Jóli - para quem ainda desconhece, digno e prezado "relações públ...