20.2.04

Propostas Musicais

Para aqueles que gostam de terminar as noites de boémia pelos mais diversos locais da Vila, aqui ficam algumas propostas de bandas sonoras para acompanhar os grupos foliões nas suas aventuras nocturnas de estroinice:

Centro Cultural
The Strokes – “Modern Age”;

Cadeia Velha
Johnny Cash – “Folsum Prison Blues”;

Fonte Velha
Paul Simon – “Late in the Evening”;

Rua da Amoreira
Sam The Kid – “Sedução”;

Bugalhinho
Outhere Brothers – “Pass The Toilet Paper”;

Bairro da Misericórdia
Fântomas – “Experiment in Terror”;

Adro da Igreja
Air – “Playground Love” ou Alabama 3 – “Soprano’s Theme”; (dependendo das “companhias”)

Eucalipto Grosso
RAS – “This Is Ours”

Lar da Misericórdia (Convento)
Magnetic Fields – “Time Enough For Rocking When We’re Old”;

Fonte Férrea
Black Rebel Motorcycle Club – “Spread Your Love”

Chafariz das Três Bicas
De-Phazz – “Something Special”;

Pelourinho
Depeche Mode – “Sacred”

Sobreiro Dona Maria
Brian Eno – “Everything Merges With the Night”

Telheiro
Joan Jet – “Bad Reputation”

Estrada do Ramal (Parque de Merendas)
Manu Chao & Radio Bemba – “Welcome to Tijuana”;


“A melodia que se ouve ao longe na solidão nocturna é como benção de Deus para o infeliz, porque é consoladora e santa.”

Alexandre Herculano, "O Bobo"


19.2.04

Desafio II

Eis que surge mais um desafio ao poder de observação do Lagarto. Apesar do ligeiro aumento de dificuldade face ao desafio anterior, Sardoal Virtual acredita que haverão algumas respostas certas. Venham elas!...


18.2.04

Compras

Como sabido pelos demais, nesta terra produzem-se ricos manjares e iguarias. Facto atestado por algumas barrigas mais proeminentes (“curvas” de felicidade, dirão alguns!) que transitam pelos passeios da nossa Vila.
Os Lagartos que estão longe da sua terra muitas vezes sentem saudades dos paladares aqui produzidos. Longas distâncias quilométricas, muitas vezes entre continentes, impedem a degustação de tamanhos pitéus. Mas acalmem-se os estômagos mais desesperados, a representação virtual da Loja do Mundo Rural, disponibiliza alguns produtos sardoalenses, produzidos na Quinta do Corô, nas suas vitrines cibernéticas.

Se está com vontade de gulodices e é dado a passas de figo - Delícias Pingo de Mel - pode clicar aqui.

Se do que gosta mesmo é de marmelos, nas suas múltiplas variantes gastronómicas, tem a Geleia de Marmelo aqui, ou a bela da Marmelada aqui

Se a sua vontade é mesmo relembrar a “chancela” dos taninos produzidos em vinhas sardoalenses - Vinho Quinta do Côro (Casta Castelão Francês), pode clicar aqui.

Por alguns euros poderá receber em sua casa estes deliciosos produtos. Quem sabe se a sua procura não levará ao incremento da oferta de produtos sardoalenses? O seu bandulho agradecerá e os nossos produtores locais também.


"(...)
MOÇA O que quiserdes comprarei
LEMOS Traze uma quarta de cereijas
E um ceitil de briguigões
MOÇA Cabrito?
LEMOS Tem mil barejas.
MOÇA E ostras, trazerei delas?
LEMOS Se valerem caras, não:
Antes traze mais um pão
E o vinho das estrelas.
MOÇA Quanto trazerei de vinho?
LEMOS Três pichéis deste caminho.
MOÇA Dais-me um cinquinho, nô mais?
LEMOS Toma aí mais dous reais.
Vái e vem muito emproviso."

Gil Vicente, "Auto da Índia"


Rumor

Como a Vila Jardim não vive só de rumores de adultério. O Lagarto adora coscuvilhar que a vizinha de cima anda com o primo do marido, que vive duas ruas abaixo. (Esta figura é genérica. Não comecem a prescrutar semelhanças com a realidade!)
Sardoal Virtual aproveita para confirmar uma agregação, em breve com o diligente camarada blogosférico Pens@r Sardoal.
Pode procurar mais informações sobre esta joint venture aqui.
Mesmo que haja apelos lancinantes por parte dos nossos leitores para evitar esta dita "agregação" informamos que a decisão é irreversível.

Agradecendo a vossa atenção e prometendo novos desenvolvimentos para breve:

Brutal Deluxe


"Calaram-se, como para melhor escutarem o rumor, que parecia já mais próximo."

Júlio Dinis, "Os Fidalgos da Casa Mourisca"


17.2.04

Sondagem



Mais uma vez Sardoal Virtual procura a opinião do Lagarto em relação a assuntos pertinentes para o dia-a-dia da população sardoalense. Desta vez, pedimos aos nossos leitores que escolham qual o jogador mais importante para a presente temporada futebolística do G.D.R. Lagartos. Esperamos que os nomes de "guerra" com que os jogadores foram alcunhados não levantem qualquer dúvida em relação à sua identidade.

Pode votar aqui se não tiver paciência para aguardar pelo boletim, logo a seguir ao número de visitantes. E pode ir conferindo os resultados ->aqui<-.

16.2.04

"Ismos"

Depois do domínio, no século XX, por parte de correntes político-sociais terminadas em "ismo", como o socialismo, capitalismo e comunismo, Sardoal Virtual enumera algumas das tendências de comportamento social e político que despontam no início do século XXI na Vila Jardim, e que também se findam em "ismo". A fragmentação do espectro político concelhio talvez explique a cada vez menor adesão aos partidos políticos tradicionais, por troca com estas novas doutrinas independentes.

Comodismo - Os defensores deste movimento defendem que tudo está mal. No entanto, preferem o debate ideológico, algumas vezes iníquo, na mesa do café ou no balcão da loja, do que a acção concreta e concertada para mudar o "status quo". Os detractores deste movimento apontam como falha maior aos seus militantes, o facto de maior parte das vezes, os "comodistas", ostentarem uma ignorância enciclopédica.

Conformismo - Os "conformistas" são conservadores dados à ociosidade. Um conservador mantêm aquilo que está bem e tenta alterar aquilo que já não se apresenta tão bem. Um "conformista" Lagarto acha que tudo é excelente, e o que é menos mau, no fundo, acaba por ser bom.

Facciosismo - Todo o Lagarto é faccioso na apreciação à sua terra. É a mais bonita, a mais florida, a mais cheirosa, a mais histórica, no raio de muitos quilómetros. Os mais realistas sabem que não é bem assim, mas gostam de continuar a pensar que é!...

"Lagartismo" - Idiossincrasia do espectador tipo de um jogo do G.D.R. Lagartos. Têm como máxima ideológica, "Hermínio mexe na equipa!", quando as coisas parecem estar a correr menos bem. Estes militantes futebolísticos são também genealogistas pois conhecem, às vezes com algum rigor, os progenitores da equipa de arbitragem. Invariavelmente, a mãe do árbitro principal, tal como a sua esposa, parece ser dada a comportamentos promíscuos...

Terrorismo - Chusma residual, de militância anónima, com inspiração nas mais "prestigiadas" organizações intervencionistas de extrema esquerda radical. À falta de metralhadoras e bombas, a intervenção é feita através de manifestos vilipendiosos que procuram provocar chacota e levantar desconfiança da população nas principais instituições concelhias através de ataques, mais pessoais que, políticos.

Vandalismo - Corrente liberal que professa a desconstrução e remodelação de espaços públicos através de intervenções "choque". "Grafittis" nas paredes, árvores partidas, canteiros espezinhados são apenas algumas das doutrinas dominantes deste "ismo". Prevê-se como objectivo máximo desta horda para os próximos meses a redefinição espacial e visual do Parque de Merendas e do Jardim do Centro Cultural.


"(...) as fidalgas crianças iam recebendo a doutrina de que os outros lhes blasfemavam como de heresia e , naturalmente, seduzidas pela origem donde ela lhes vinha, abriam-lhe de melhor vontade o coração de que aos preceitos austeros e um pouco pedantescos dos mestres."

Júlio Dinis, "Os Fidalgos da Casa Mourisca"


Jóli "vence" competição na "Foto Digital" Jóli - para quem ainda desconhece, digno e prezado "relações públ...