13.5.04

Cozinha Fervida a Património da Humanidade

Muitos Lagartos em degustação de um prato de Cozinha Fervida já terão exclamado: “Obra-Prima!”. Esta sensação é concerteza acompanhada pela ideia de que este prato concelhio mereceria uma maior projecção nacional e até internacional. Assim sendo, Sardoal Virtual apela à elaboração de uma candidatura que proclame a Cozinha Fervida como Obra-Prima do Património Gastronómico da Humanidade.
A Cozinha Fervida tem um papel fundamental na afirmação do Lagarto enquanto adepto de comezainas e, tendo em conta a génese rural deste pitéu é um traço culinário imprescindível no estudo da história do povo sardoalense.
Caso esta candidatura seja bem sucedida, medidas como a inventariação das diversas receitas em vários pontos do concelho, a criação do museu da Cozinha Fervida e a introdução do estudo (e confecção) deste prato tradicional nos currículos escolares, poderão ser postas em prática.
O sucesso deste proposta poderá abrir portas a futuras candidaturas, ao mesmo estatuto, de outras iguarias concelhias como a Tigelada e o Bolo Amassado à Boca do Forno.


“As iguarias de legítima escola portuguesa, não menos saborosas e delicadas por aparecerem estremes de sautés e salmis estrangeirados.”

Almeida Garret, “Viagens na Minha Terra”


11.5.04

Análises Clínicas “Lagartas” Século XXI

Não tardarão muitos anos, até que as análises clínicas comuns tragam descriminados os locais onde são cometidos os excessos que alteram os valores ideais dos diferentes parâmetros reguladores da saúde do organismo.
Antecipando essa previsão futurista, Sardoal Virtual, lança-se num exercício criativo que procura antever esse avanço científico nos dias de hoje. Eis os resultados dessas análises futuristas, efectuadas ao Lagarto Boémio Contemporâneo.


Exmº Sr.
Lagarto Boémio Comum
Sardoal


Análise - Resultado/Unidade - Valor de Referência
Ácido Úrico - 7,6 mg/dl - 3,4 <–> 7,0
Prognóstico-> Muitas noites passadas no Lagarto Bar e no Bar Puro. As cervejas geladinhas sabem bem, mas se continuar a abusar vai ter a “gota” à perna, mais ano menos ano.

Análise - Resultado/Unidade - Valor de Referência
Glucose Jejum - 112 mg/dl - 70 <–> 110
Prognóstico-> O Pernil no Forno da “Casa Garcia”, em Entrevinhas, é um excelente pitéu. No entanto, no próximo repasto, tente diminuir a gula...

Análise - Resultado/Unidade - Valor de Referência
Gama GT - 71 U/L - 10<->66
Prognóstico-> Você parece fazer parte dos grupos de Lagartos que terminam a noite pelos recantos da Vila, acompanhados de algumas garrafas de robustos tintos. Reduza essas tertúlias nocturnas para uma a cada dois meses.

Análise - Resultado/Unidade - Valor de Referência
Colesterol Total - 245 mg/dl - Nível Suspeito... > 220 mg/dl
Prognóstico-> Não lhe fazia mal algum exercício físico. Deixe de levar o carro para todo o lado. É altura de ir experimentar o “Circuito de Manutenção” do Parque de Merendas.

Análise - Resultado/Unidade - Valor de Referência
Triglicéridos - 176 mg/dl - 60 <–> 165
Prognóstico-> Anda a abusar da “Cozinha Fervida” no Restaurante Três Naus. Na próxima visita a este estabelecimento opte por um peixe grelhado.

Análise - Resultado
Espirometria - Duvidoso
Prognóstico-> A sua capacidade pulmonar deixa muito a desejar. Está na altura de largar o cigarro. Evite ambientes saturados com fumo.
Comece já a pensar numa inscrição, para umas braçadas, na futura Piscina Coberta do Sardoal, para restabelecer os seus pulmões.

Análise - Resultado
Electrocardiograma - Suspeito
Prognóstico-> De quando em vez também se apresenta naqueles recantos onde se fumam algumas substâncias desconformes à lei. Cuidado com o fumo passivo...

Análise - Resultado/Unidade - Valor de Referência
Colesterol HDL - 31 mg/dl - Alto Risco... < 35 mg/dl
Prognóstico-> Você não resiste às gulodices confeccionadas pela Dona Carmelinda n’ “A Migalha”. Em vez de doces comece a optar pelos deliciosos folhados de legumes do mesmo estabelecimento.


Diagnóstico: O Sardoal é uma terra pródiga em requinte gastronómico e vínico. No entanto, o seu organismo não tem culpa dos seus excessos. Comece a moderar o consumo de bolos amassados; das cozinhas fervidas; dos tintos, ricamente graduados, da Quinta do Côro; de fritos, entre outras iguarias. A tarefa é árdua mas ninguém disse que ser Lagarto é fácil...


“Um banquete esplêndido havia de terminar a convocação da cúria ou cortes. Os graves cuidados, que durante a manhã tinham ocupado os cortesãos e ricos-homens vindos àquela assembleia, deviam dissipar-se no meio das delicadas iguarias e das taças de vinho espumante.”

Alexandre Herculano, "O Bobo"


9.5.04

Porque Hoje é Domingo

Sardoal e as suas indústrias

Possui este concelho, além de outras de menor importância, como indústrias de maior vulto, várias serrações de madeiras, carpintarias mecânicas, fábricas de malas e lagares de azeite, espalhadas por toda a sua área.
Só na Vila contam-se 4 serrações de madeira, 2 carpintarias mecânicas, 6 fábricas de malas, sendo uma delas considerada a maior do país, possuindo duas serrações privativas, sendo estas indústrias as que maior número de operários ocupam, vivendo delas algumas centenas de famílias deste concelho.


Jornal de Abrantes
22 de Outubro de 1961

Jóli "vence" competição na "Foto Digital" Jóli - para quem ainda desconhece, digno e prezado "relações públ...