23.4.04

Resultados Finais da Sondagem, "Semana Santa 2004"



A votação esteve renhida, a Capela de Santa Ana esteve taco a taco com a Capela de Nossa Senhora do Carmo, mas os nossos leitores preferiram o enfeite simples e clássico ( e com classe) da Senhora do Carmo, às inovações, de cores e materiais, de Santa Ana. Confira os resultados finais aqui

20.4.04

Grande Reportagem - Urinóis Públicos Nocturnos

Nº 1 - Parque de Estacionamento Junto ao Mercado Municipal



Questão primordial: Quem nunca mictou neste lugar? Imensamente popular, este recanto é usado por pessoas de todos os credos, idades ou condições sociais. Apesar do trânsito regular de veículos e peões, o seu posicionamento estratégico, torna este escaninho o mais popular mictório público nocturno da Vila Jardim. Muitas vezes, com o Bar Puro completamente cheio, a frequência de utilização das casas de banho não se compadece com naturais esperas, em fila, e logo abaixo, junto aos plátanos do parque de estacionamento, surge o urinol providencial para alívio do incómodo urinário.
Este local é também (re)conhecido pelos três odores que o pontuam com bastante regularidade, o aroma a flor de laranjeiras (devido ao laranjal próximo), o odor a combustão de substâncias “indisciplinadas” (muito popular em noites de fim-de-semana), e, obviamente, o cheiro a líquido excrementício produzido por rim lagarto.

O Melhor- A utilidade nas noites de fim-de-semana, as vistas, o ecumenismo.
O Pior- A elevada frequência de transeuntes pode proporcionar encontros embaraçosos...


"Se esteve em repouso ou fez uma caminhada, se comeu bem, ou esteve em jejum... tudo em suma se reflecte mais ou menos sensivelmente na urina."

Samuel Maia, "Medicina Doméstica"


18.4.04

Porque Hoje é Domingo

"Novo Escândalo no Sardoal

Oiçam.
O físico das bandas do Sardoal, Sr. Felicissimo, foi nomeado, por influência de família, médico para a Ponte de Sôr. Pediu por isso a sua exoneração do Sardoal, o que era de lei. O que não é, porém, da lei é essa pedição se solicitasse à câmara do Sardoal, que preside um bebé, que esta deixasse ficar como interino o demissário facultativo até Outubro. Pois o menino presidente e demais vereadores deixaram que se fizesse a vontade ao físico pedinchão. E aí têm os povos desta região para que serve o código administrativo em mãos donzeis a quem o Sr. Avelar pucha os cordéis.
O pior - e com este berbicacho não contavam eles - é que o Sr. Dr. Victor Mora, facultativo municipal do mesmo concelho, levantou o seu protesto reclamando justiça, no que andou correctamente. Porquanto é a ele que compete ficar em substituição do sr. Felicissimo que, pelos modos, quer curar doentes à distância na Ponte de Sôr e tratar de galinhas ao pé da porta no Sardoal, recebendo por estes dois importantes serviços da sua lavra as esportulas das duas câmaras. Bem bom, não acham? - A inteligente criança que preside os negócios municipais do concelho do Sardoal continua dando um bom burro ao dízimo, ao mesmo tempo que está dando uma óptima lição aos seus eleitores. Quem dorme, dorme-lhe a fazenda - quem se alheia, na época própria, dos negócios públicos, que por serem públicos interessam a todos, alheia-se igualmente dos seus interesses que andam em bolandas pelas mãos dos "les petits enfants" desmamados hontem. A administração por estas regiões é isto que se vê. Nem pode ser outra coisa nas mãos dos mignons do Bayard abrantino, benemérito célebre da sabedoria e mais partes - que o correspondente de R. Moinhos lhe encontra. Quando é que o povo terá bem abertos os olhos para não deixar levar o milho pelos pardaes? Queremos crer que algum tanto temos concorrido para lhos abrir. Agora se eles teimarem em os fechar isso é com eles e mais as suas algibeiras.
"

Jornal Echo do Tejo
2 de Agosto de 1903

Jóli "vence" competição na "Foto Digital" Jóli - para quem ainda desconhece, digno e prezado "relações públ...