17.4.04

Grande Reportagem - Urinóis Públicos Nocturnos

Nº 2 - Escadas Junto à Casa do Adro



O clássico dos clássicos. Este local, já tratado neste "blogue" há alguns meses atrás, é o urinol mais acarinhado pelo Lagarto. Situado num dos mais bonitos "bilhetes postais" da Vila Jardim, é o natural refúgio da bexiga "lagarta" após longas horas de palratório de Adro. O facto de ser uma passagem pouco transitada confere a este local o recato e tranquilidade suficiente para uma micção tranquila e pouco apressada. Esta placidez é importantíssima para que se possa desfrutar toda a envolvência deste carismático lugar com a devida atenção, enquanto se procura o ansiado consolo da libertação de fluídos incomodativos. Muito recomendado.

O Melhor- As vistas, o recato, a envolvência histórica.
O Pior- Nada...


"Os pigmentos normais da urina são o urocrómio, urobilina, uroeritrina e porfirinas. Anormalmente podem aparecer outros pigmentos, que dão cor mais intensa ou característica à urina."

in, "Grande Enciclopédia Portuguesa Brasileira"


Prazeres Sardoalenses IV

Ver as estrelas, sentado nos degraus, junto ao lago do Centro Cultural.

16.4.04

Grande Reportagem - Urinóis Públicos Nocturnos

Nº 3 – Travessa do Senhor dos Aflitos



Esta travessa é um ponto de passagem obrigatório nas esfuziantes noites das Festas do Concelho. Nessas festividades, em que a imperial sai mais em conta ao bolso Lagarto, muitos são os recantos nos quais se encontram foliões, curiosamente de ambos os sexos, ansiando pela libertação dos “despojos” finais do ampliado consumo de líquidos. Nesse período, este é o mais popular de todos eles.
Nas Festas, a cerveja não é sempre rainha. Em caso de jantar ou petisco nas tasquinhas das festas, é provável o acompanhamento dos robustos pitéus com um encorpado tinto, que, como sabido, em doses generosas pode potenciar um efeito diurético similar ao da cerveja.
Fora deste período festivo, as visitas ao local, com o propósito anteriormente referenciado, são residuais. No entanto, o elevado somatório de frequentadores deste espaço durante as Festas, coloca a Travessa do Senhor dos Aflitos, no 3º lugar do nosso Top.

O Melhor- Travessa escura e reservada. Potencial ponto de encontro nas madrugadas das Festas.
O Pior- O pavimento, em seixos do rio, apresenta-se bastante escorregadio aquando “molhado”...


“A musculatura intestinal e a vesical acham-se tão dominadas pelos estados psíquicos, que a micção frequente (...) é um estado trivial.”

Austregésilo, “Pequenos Males”


15.4.04

Grande Reportagem - Urinóis Públicos Nocturnos

Nº 4 - Parede Entre Portões Junto à Papelaria



Sítio reservado (entre o nóvel Centro Dietético de Sardoal e a Papelaria da “baixa”), na penumbra e coberto por veículos automóveis, é o local providencial no trajecto do roteiro dos estabelecimentos de animação nocturna da Vila Jardim, para alívios mais imediatos. Muitas vezes, após diversas garrafas de cerveja, a frequência de clientela nas casas de banho dos bares é imensa e o “aperto” não se compadece com esperas pela vaga no urinol. Devido a isso no trajecto entre o “Lagarto Bar” e o “Bar Puro”, ou vice-versa, e apelando ao seu imponente espírito prático, o Lagarto aproveita este recanto para aliviar a sua bexiga transbordante. Paragem a preceito no caminho até às próximas imperiais...

O Melhor- Pit Stop providencial no percurso inter-bares.
O Pior- A vizinhança poderá ficar desagradada com o intuito destas visitas “sanitárias”...


“Os porcos... quando dormem no pocilgo não urinam na cama, se a hora certa, pela noite adiante, o maioral tem os cuidados de os fazer sair..”

Brito Camacho, “Gente Rústica”


14.4.04

Grande Reportagem - Urinóis Públicos Nocturnos

Sempre atento às tendências escatológicas do Lagarto, Sardoal Virtual decidiu elaborar um Top 5 das preferências mictórias, nocturnas, sardoalenses. Este Top não tem qualquer base científica e apoia-se somente na observação empírica das descargas urinárias do Lagarto comum. As diversas posições deste Top serão divulgadas à razão de uma por dia e por ordem decrescente.
O leitor poderá discordar da ordem que este Top apresenta e isso é perfeitamente legítimo, pois cada um dos Lagartos tem aquele escaninho especial onde prefere "verter as suas águas"...

Nº 5 - Escadas da Praça Nova



Um urinol intemporal, é assim que se pode apresentar este local. Sempre na moda, estas escadas podem servir de local de alívio após uma animada suecada ou uma "regada" conversa pela noite dentro. Estas escadas não são um local de passagem, o que assegura o necessário recato para uma "descarga" tranquila. A escadaria em causa apresenta uma vantagem face a outros locais, se o "alívio" for efectuado do topo das escadas, isto permitirá a avaliar a capacidade prostática do Lagarto. Quanto maior a quantidade de degraus abarcada pelo tamanho do arco do fluxo, melhor se apresenta a saúde da próstata do Sardoalense em causa.

O Melhor- O exame, quase científico, à saúde Lagarta.
O Pior- Mau local após noite de copos. Um desequilíbrio pode proporcionar queda aparatosa...


“Um cachorro chegou e urinou na cesta.”

Nélio Reis, “Subúrbio”


13.4.04

Mega Sondagem: Semana Santa 2004

Por sugestão de alguns leitores, Sardoal Virtual procede durante a próxima semana a uma "mega" sondagem para apurar qual a capela melhor atapetada durante as festividades deste ano da Semana Santa. Como sempre a sondagem encontra-se abaixo do número de visitantes desta publicação.
Desafio V - Resposta

Parabéns ao prezado amigo Bruno Costa pela solução do desafio mais difícil que surgiu, até agora, nesta publicação.


12.4.04

Capelas 2004

Para os Lagartos que estiveram impossibilitados de visitar a Vila Jardim, numa altura tão especial e tão encantadora, aqui ficam os tapetes de pétalas que enfeitaram as capelas sardoalenses nas festividades da Semana Santa.


Igreja da Misericórdia


Igreja do Espírito Santo


Capela de Santa Ana


Capela de Nossa Senhora do Carmo


Capela de Santa Catarina


Capela do Senhor dos Remédios


Capela de São Sebastião


"As capelas eram pequenos templos erigidos ou fundados pelos nobres ou senhores nas terras da sua propriedade, muitas das quais se converteram depois em paróquias ou igrejas principais."

"Grande Enciclopédia Portuguesa Brasileira"


Jóli "vence" competição na "Foto Digital" Jóli - para quem ainda desconhece, digno e prezado "relações públ...