O novel Primeiro-Ministro S. Lopes continua a sua saga descentralizadora. Depois da deslocalização de 6 Secretarias de Estado para diversos pontos do país, Sardoal Virtual sabe que está em estudo a criação de uma 7ª Secretaria de Estado. Esta nova dependência governamental, Secretaria de Estado da Patanisca, Feijão Frade e Outros Assuntos do Prato terá localização no Sardoal.
Esta decisão foi tomada após uma animada noite na discoteca Coiso & Tal. Nessa noite, S. Lopes foi assomado por uma visão de um Eucalipto de elevadas dimensões, junto do qual se situava um Quartel de Bombeiros onde parecia decorrer um certame gastronómico.
Em contacto imediato com o seu Chefe de Gabinete, S. Lopes procurou saber em que ponto do país estes dois factores, um Eucalipto de grande porte e uma Feira de índole gastronómica (Feira Do Fumeiro) se conjugavam. Ao ser informado de que este local seria a nossa Vila S. Lopes terá exclamado: "Por essas bandas não há discotecas mas até há umas miúdas giras!..."
O P.M. convocou de imediato uma reunião do Conselho de Ministros, na qual anunciou a criação da nova Secretaria de Estado.
A Secretaria de Estado terá uma localização volante, semanalmente ocupará um dos restaurantes da terra. Esta Secretaria de Estado zelará pela preservação da Gastronomia Regional; tendo já como primeira medida a elaboração de estudo para determinar cientificamente qual o acompanhamento ideal para um prato de Cozinha Fervida, bem como um estudo para aquilatar dos malefícios para a saúde do Lagarto do consumo de vinho branco com o mesmo repasto.
"Dirija-se à Secretaria, que lhe fornecerá todos os dados necessários."
Nélio Santos, "Subúrbio"