As primeiras chuvadas desta estação potenciam, como mostram as estatísticas, os acidentes de viação. Os pisos ficam escorregadios, os condutores demoram a adaptar-se às novas condições climatéricas e mantêm a tradicional falta de atenção, precaução e civismo tão característica aos pilotos de automóveis nacionais.
Obviamente as estradas da Vila não estão imunes aos aguaceiros e também elas se prestam a patinagens no pavimento. A pior alameda da Vila no que a este assunto concerne, é a Avenida Heróis do Ultramar. Os condutores que desconheçam as condições do piso, e até mesmo os que conhecem, podem com enorme facilidade, deslizar rua abaixo, após uma travagem mais brusca ou uma aceleração mais intensa. Por enquanto, não houve acidentes de monta, mas ninguém prevê o futuro, e quem sabe se um dia destes não acontecerá por lá um acidente com alguma dimensão. Longe vá o agoiro...
Parecem estar para breve obras de reparação no pavimento, portanto, até lá, desça a Avenida com atenção e sem pretensões de Ayrton Senna. Nem todos nascem prendados para conduzir à chuva.
"...pareciam baixar do céu em vão sereno, singrando em doce deslize"
Coelho Neto, "Banzo"