9.11.03

Porque Hoje é Domingo

Uma Guerra Civil

Até que enfim pôz-se termo a uma guerra civil havida entre o Sr. António Branco Filhó, professor de instrução primária no Andreus e o Sr. João Dias Pereira, proprietário e negociante do Valongo, ambos do concelho do Sardoal.
Esta guerra foi começada entre os dois por causa de uns negócios que tinham, mas tão próspero ia tomando que já se achavam envolvidas nela muitas pessoas e já se tinham instaurado seis processos do primeiro que se achava pendente na Relação de Lisboa. Entretanto por intervenção de pessoas amigas dos dois guerreiros encarniçados – Filhó e Pereira – conseguiu-se pôr termo à questão, que certamente deixaria um em pêlo e o outro sem camisa.
Como lhe acudiram cêdo pouco ou nada gastaram terminando a questão por uma escritura pública em que o Sr. Filhó ficou em receber uma certa quantidade do Sr. Pereira. Além disso ficou este último com todos os negócios das cortiças. Melhor foi assim porque atendendo aos meios de fortuna de cada um, governam-se bem sem questões que só trazem desgostos.
Muitos parabéns aos seus amigos que conseguiram o bem estar dos dois, e suas famílias.”


Jornal Echo do Tejo
29 de Novembro de 1903

Jóli "vence" competição na "Foto Digital" Jóli - para quem ainda desconhece, digno e prezado "relações públ...