Fontes bem colocadas na Federação Internacional de Sueca e Bisca Lambida, apontam a candidatura sardoalense como a mais “sustentada” na corrida à organização da Taça do Mundo de Sueca. Caso seja o Sardoal a receber tão prestigiada competição prevê-se a construção de algumas estruturas suplementares nesse verdadeiro campo de competição desportiva de baralhos viciados que é a Praça Nova. O caderno de encargos aponta arquibancadas com lotação para 752 pessoas, 6 cães e 2 gatos; área de comes e bebes com uma capacidade para 18 pipas de tinto carrascão, 4 grelhadores de bifanas e 6 de frangos assados; 3 cabinas de imprensa, sustentadas nas Tílias da Praça (convém estar “em cima” de cada lance), atribuídas às principais cadeias televisivas mundiais e à Rádio Tágide; 15 seguranças que imponham respeito e preferencialmente algum asco (a recrutar entre os mais temerosos condutores de motorizadas de algumas aldeias vizinhas ao concelho); 7 baldes receptáculo de escarros; 1 urinol (por imposição das autoridades sanitárias. Um Lagarto micta em qualquer lado...); 2 ou 3 gajos cheios de paciência para aturar alguns adeptos embriagados do atleta sardoalense em competição. Nos intervalos dos jogos haverá demonstrações de perícia, em velocidade, com motos nas ruas próximas à Praça Nova pelos mais conceituados (e inconscientes) “motards” da Vila Jardim.
As eliminatórias para apurar o representante Lagarto nesta afamado torneio têm-se sucedido em bom ritmo pelas várias tascas e tabernas concelhias.
Convém não confundir esta competição com a “Taça do Mundo das Suecas”, mas essa reveste-se de um cariz mais libertino. Conhecendo o leitor, o profundo respeito pela moral e bons costumes que pauta este blog, convirá que essa disputa merece trato em “blogues” mais licenciosos...
"Os brincos, os jogos, os passatempos pueris... parecia que a natureza o criara isento da inclinação deles..."
Luís de Sousa, "Vida do Arcebispo"