Aproveitando a organização desse retumbante evento pelo nosso país, Sardoal Virtual, lança um repto às autoridades competentes, para que iniciem a construção, em ritmo ciclónico, de um centro de estágio que esteja dotado com as infra-estruturas requeridas pela UEFA para albergar as equipas participantes. É verdade que os requisitos para a elaboração de um projecto deste tipo são de enorme exigência, mas a capacidade de improviso e de trabalho dos Lagartos, iria surgir com todo o fulgor e construir-se-ia um centro de estágio digno das melhores equipas mundiais.
Há bastante espaço para erigir o complexo e quanto ao financiamento concerteza não faltarão mecenas dispostos a contribuir para a sua edificação.
Albergando uma das selecções presentes no Euro, o Sardoal teria uma projecção internacional sem precendentes, com óbvios benefícios para todos os sectores da vida social da Vila. Todo o Sardoal seria usurpado por estes turistas futebolísticos que poderiam inquirir pessoalmente todo o esplendor da Vila Jardim. Os agentes económicos agradeceriam esta iniciativa, pois após estes anos de crise, nada como uma invasão planetária, para rechear avultadamente as caixas registadoras.
Caso fosse uma selecção britânica a aprontar-se no Sardoal, pareceria pertinente a criação de um roteiro de adegas e tascos concelhios, escrito na língua materna dos turistas. Sabe-se como os excursionistas britânicos que acompanham as suas selecções gostam de sorver líquidos com densidade alcoólica generosa. Quase que se consegue imaginar os adeptos ingleses a encher com a sua enebriada disposição o "Café Rita" em ameno convívio com alguns dos distintos frequentadores de tão eminente botequim.
No entanto, espera-se que os convites para o centro recaíam sobre as selecções escandinavas. É conhecido o físico portentoso dos seus jogadores, mas também das suas adeptas.
Nem só de futebol vive um homem...
"Depois... de bem e devidamente chasqueados pelos viajantes e turistas estrangeiros..."
Luís de Camões, "Castilho"