Na última sexta-feira, 10 de Outubro, no "Telejornal", noticiava o diligente José Alberto de Carvalho que estudos recentes apontavam para cerca de um milhão de portugueses com problemas psiquiátricos, cerca de 10% da população nacional.
Fazendo algumas contas de cabeça, mesmo correndo o risco de cometer alguma imprecisão de ordem estatística, isto quer dizer que 10% da população da Vila sofre de problemas da psique. Ora, 10 % da população, serão aproximadamente 150 pessoas. 150 Lagartos desprovidos de funcionamento mental coerente!...
Com os resultados deste estudo parece ter sido encontrado esclarecimento para alguns acontecimentos que têm tido lugar nesta Vila de há algum tempo para cá.
E aquilatando bem o correr dos dias na Vila Jardim, a percentagem até é capaz de estar a pecar por defeito...
"Todas as coisas são de tal natureza que, quanto mais abundante é a dose de loucura que encerram, tanto maior é o bem que proporcionam aos mortais. Sem alegria, a vida humana nem sequer merece o nome de vida. Mergulharíamos na tristeza todos os nossos dias, se com essa espécie de prazeres não dissipássemos o tédio que parece ter nascido conosco."
Erasmo de Roterdão, "O Elogio da Loucura"